Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

A contribuição do coordenador pedagógico no processo ensino e aprendizagem

Em março de 2012, foi publicado pela editora Fiuza o livro "Estudos em Linguagem e Educação" que contou com a organização de Khalil Salem. A obra contempla vários artigos de diversas áreas do conhecimento: Filosofia e Estudo Gramatical da Língua Portuguesa; Linguística e Estudos da Línguagem; Teoria da Literatura e Crítica Literária; Línguagem e Educação; Psicologia e Sociologia da Educação e Educação Matemática e Ensino de Ciências Exatas.

Na área de Psicologia da Educação, Marcelo de Abreu César estuda o papel do coordenador pedagógico no processo de ensino-aprendizagem nas intituições escolares. A contribuição do coordenador pedagógico no processo de ensino e aprendizagem é um estudo que tem como foco a atuação do coordenador pedagógico na formação continuada de professores, objetivando o sucesso da aprendizagem do aluno na escola. Nas palavras de Salem, "Compreendendo a escola como um complexo sistema de rede, o autor clarifica a importância do diálogo reflexivo entre os diferentes profissionais, os quais, se trabalharem conjunta e interdisciplinarmente, poderão potencializar o processo de aprendizado tanto dos discentes quanto dos docentes"...(2012, p. 14).

Referência completa:
César, Marcelo de Abreu. A contribuição do coordenador pedagógico no processo de ensino e aprendizagem. In: Estudos em Linguagem e Educação / Organizador Khalil Salem. Estudos em Linguagem e Educação - Coletânea Acadêmica de Estudos em Letras e Educação. São Paulo: Editora Fiuza, 2012.