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quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Escola Isabel Ferreira da Silva promove palestra com pesquisadores da PUC-SP

ENSINO DA LEITURA – UM GRANDE DESAFIO PARA A ESCOLA
A aquisição do repertório de leitura e escrita nas séries iniciais do Ensino Fundamental do Ciclo I e II vem se configurando como uma das principais dificuldades a serem sanadas na aprendizagem dos alunos. Indicadores internos e externos de avaliação tais como SARESP, SAEB e os da própria escola, apontam que uma boa parte das crianças que freqüentam os bancos escolares, principalmente as crianças de classes menos favorecidas, tem chegado nas 5as e 6as séries sem saber ler e escrever. Por essa razão, a presente palestra enfoca o comportamento de leitura como objeto de estudo. A palestrante enfatiza o ensino da leitura a partir dos resultados das avaliações do SAEB (Sistema de Avaliação de Educação Básica) 4ª série do Ensino Fundamental de 2005, PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que destaca o Brasil em último lugar entre os 32 países e o INAF (Indicador de Alfabetismo Funcional), que aponta percentual de 26% de alunos plenamente alfabetizados. Ressaltou a importância do papel do professor no ensino da leitura, a aprendizagem como modificação na ação do aprendiz, o ler como uma habilidade complexa, os diferentes tipos de leitura e de texto, as implicações educacionais e o Software Mestre® (Goyos & Almeida, 1994). O objetivo foi apresentar aos professores da escola uma programação de ensino computadorizada utilizada como ferramenta no auxílio e aperfeiçoamento do repertório de leitura de crianças de 5a e 6a séries que freqüentam o reforço escolar. Participaram desta palestra cerca de 80 educadores entre eles Professores de Educação Básica I e II e Coordenadores Pedagógicos. O debate realizado entre a palestrante e educadores, foi coordenado pelo mediador, que obteve como resultado, a participação efetiva dos professores. Propostas de assessoria, ampliação do conhecimento e aplicação de procedimentos de ensino com o uso do software educativo, foram solicitadas pelos professores presentes aos pesquisadores, que se dispuseram a atender as reivindicações dos participantes a partir de 2008. Conclui-se que esse momento foi de grande importância para todos os envolvidos – professores da rede pública estadual e para o processo de ensino e aprendizagem da leitura nos diversos níveis de ensino.


* Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação – (PUC/SP – CNPq). Palestrante na E.E. Profa Isabel Ferreira da Silva com o tema “Ensino da Leitura – um grande desafio para a escola”, evento em 22/11/2007.

** Mestrando em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP e integrante do Grupo de Pesquisa Bases da Psicologia na Educação – (PUC/SP-CNPq). Mediador e Organizador do evento na E.E. Profa Isabel Ferreira da Silva em 22/11/2007.