Este livro abrange
áreas de concentração transversais, norteadas pelas dimensões tecnológicas e
educacionais, alicerçadas continuamente pelo viés dos estudos da linguagem, de
sorte que os múltiplos conhecimentos erigidos ao longo dos capítulos poderão
ser vistos não apenas como saberes próprios e específicos, mas também como
contribuições articuladas e solidárias. O estudo do Prof. Dr. Marcelo de Abreu César, teve por objetivo identificar o repertório de leitura de alunos
de 6º e 7º anos, em recuperação paralela. Com o auxílio do software Mestre® (Goyos
e Almeida, 1996) aplicou-se o Instrumento de Avaliação de Leitura – Repertório
Inicial (Moroz e Rubano, 2007). Participaram dessa pesquisa 17 alunos do Ensino
Fundamental. O IAL-I foi aplicado em sessão individual, com duração 30 a 40
minutos. Os resultados indicaram variações no repertório de cada participante,
identificando-se as relações dominadas e não dominadas; evidenciou-se maior
dificuldade na leitura expressiva e na construção de palavras ditadas,
compostas por sílabas complexas. Tais identificações contribuem para o
professor planejar atividades facilitando a aprendizagem e o aperfeiçoamento do
repertório de leitura do aluno.
Referência completa:
CÉSAR, M. A. Avaliação
diagnóstica de leitura com uso de software educativo. In: Khalil Salem. (Org.).
Linguagem e Conhecimento: teorias e aplicabilidades. 1 ed. São Bernardo do
Campo: GARCIA edizione, 2015, v. 1, p. 238-248.
O capítulo do livro pode ser obtido pelo endereço: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxwZXNxdWlzYXNuYWVkdWNhY2FvYmFzaWNhfGd4OjFjYTJjOGNjOTg1ODhkMg