Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Avaliação diagnóstica de leitura com uso de software educativo

Este livro abrange áreas de concentração transversais, norteadas pelas dimensões tecnológicas e educacionais, alicerçadas continuamente pelo viés dos estudos da linguagem, de sorte que os múltiplos conhecimentos erigidos ao longo dos capítulos poderão ser vistos não apenas como saberes próprios e específicos, mas também como contribuições articuladas e solidárias. O estudo do Prof. Dr. Marcelo de Abreu César, teve por objetivo identificar o repertório de leitura de alunos de 6º e 7º anos, em recuperação paralela. Com o auxílio do software Mestre® (Goyos e Almeida, 1996) aplicou-se o Instrumento de Avaliação de Leitura – Repertório Inicial (Moroz e Rubano, 2007). Participaram dessa pesquisa 17 alunos do Ensino Fundamental. O IAL-I foi aplicado em sessão individual, com duração 30 a 40 minutos. Os resultados indicaram variações no repertório de cada participante, identificando-se as relações dominadas e não dominadas; evidenciou-se maior dificuldade na leitura expressiva e na construção de palavras ditadas, compostas por sílabas complexas. Tais identificações contribuem para o professor planejar atividades facilitando a aprendizagem e o aperfeiçoamento do repertório de leitura do aluno.

Referência completa:

CÉSAR, M. A. Avaliação diagnóstica de leitura com uso de software educativo. In: Khalil Salem. (Org.). Linguagem e Conhecimento: teorias e aplicabilidades. 1 ed. São Bernardo do Campo: GARCIA edizione, 2015, v. 1, p. 238-248.